domingo, 15 de fevereiro de 2015

SUGESTÕES DE TEXTOS E ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO - 3º ANO

CADA PESSOA TEM O SEU JEITO DE SER
E DE ACREDITAR
         
Serrob

Você já observou a variedade e riqueza de detalhes que existem na natureza?
Numa floresta existem árvores altas, baixas e plantas rasteiras de diferentes espécies.
Um jardim pode ter flores com diferentes cores, formas e perfumes.
A natureza é um “show” de beleza e diversidade.
Todos os seres: animais, plantas, minerais e pessoas são diferentes entre si e fazem parte da natureza, formando o que chamamos de “ecossistema”.
 Os seres humanos fazem parte do ecossistema, junto com os demais seres. Todas as pessoas que vivem na Terra: indígenas, africanos, americanos, europeus e asiáticos formam uma grande família - a humanidade.
Cada pessoa tem o seu próprio jeito de ser, de acreditar, de viver e compreender a vida.
A diversidade humana é a maior riqueza da humanidade, portanto, deve ser respeitada e valorizada.

ATIVIDADES


            1) Copie do texto o parágrafo que fala da humanidade como uma grande família.

2) Faça um desenho em uma cartolina representando a variedade de elementos existentes na natureza. Depois crie um texto que fale desta biodiversidade e transcreva-o em seu cartaz. Faça uma exposição na escola do seu trabalho para socializar com os colegas de outras turmas.

3) Confeccione outro cartaz representando a riqueza da diversidade humana. Represente as diferentes culturas e religiões, como a Indígena, Afro-Brasileira, o Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Budismo, Hinduísmo, etc.. Escreva legendas explicativas sobre cada gravura ou desenho. Organize uma exposição.



 AS DIFERENÇAS RELIGIOSAS
              
Diná Raquel D. da Costa

As pessoas fazem parte de culturas e religiões diferentes: uns são seguidores de religiões Afro-Brasileiras como o Candomblé e a Umbanda, outros seguem o Cristianismo como os católicos, ortodoxos, evangélicos e espíritas, outros seguem o Judaísmo, o Islamismo, o Hinduísmo, o Budismo, etc.
Certamente em sua comunidade, em sua escola, bairro ou cidade você convive com pessoas que seguem diferentes religiões ou igrejas.
Por que existem tantas religiões e igrejas?
Porque as pessoas têm liberdade de pensar e acreditar de modo diferente e de seguir a religião que ajude-as a viver uma vida melhor.
         A liberdade de seguir ou não seguir uma crença religiosa é um direito de todos os cidadãos.

ATIVIDADES
                                   
1) Copie o parágrafo do texto que explica porque existem tantas religiões e igrejas no mundo.

2) Desenhe criativamente pessoas de diferentes religiões ou cole gravuras recortadas de revistas. Escreva frases sobre o que você representou e leia-as para os colegas.                   

3) Copie do texto os nomes das religiões.

4) Pesquise e escreva o nome de algumas igreja de sua cidade.



ALGUMAS RELIGIÕES PRESENTES NO MUNDO
Serrob

Os povos indígenas possuem suas religiões, por meio das quais, vivenciam o sagrado presente na natureza.
O Hinduísmo e o Budismo surgiram na Índia. Pessoas em diversos países seguem essas religiões. A Índia possui o maior número de seguidores do Hinduísmo.
O Hinduísmo ensina o respeito pela vida e a busca do conhecimento de si mesmo.
O Budismo ensina que devemos ter compaixão por todos os seres.
O Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo também tiveram sua origem no Oriente e contam com um grande número de seguidores.
Ser justo para com todos é o que ensina o Judaísmo.
O amor a Deus e ao próximo é o principal ensinamento do Cristianismo.
Ser fiel a Alá (Deus) e aos outros é um importante ensinamento dos seguidores do Islamismo.
O Candomblé e a Umbanda são religiões chamadas afro-brasileiras. Elas nasceram no Brasil a partir da cultura dos povos trazidos da África. A solidariedade é muito importante para os seguidores destas religiões.
O Xintoísmo é uma antiga religião do Japão,
O Taoísmo surgiu na China e ensina a importância do equilíbrio que devemos ter em tudo o que fazemos na vida.
 
INFORMAÇÕES SOBRE ALGUMAS RELIGIÕES

Emerli Schlögl

Budismo – surgiu na índia com Sidarta Gautama (563-483), o Buda. Buda significa o iluminado. Ele descobriu e ensinou o “caminho do meio” como meta para atingir a iluminação.

Confucionismo – foi a religião oficial da China. Fundada por Confúcio um grande filósofo, ele ensinou as pessoas princípios éticos e sociais para melhor viver em sociedade e cumprir os seus deveres para com a família e a nação.

Espiritismo – é uma religião, filosofia e ciência ao mesmo tempo, segundo os seguidores da Doutrina espírita.  Allan Kardec (Hippollyte Léon Denizard Rivail) que viveu e morreu na França (1869) codificou a doutrina em cinco principais livros: Livro dos Espíritos, Livro dos Médiuns, Evangelho Segundo o Espiritismo, Céu e Inferno e a Gênese.

Fé Bahá’í – a religião chamada Fé Bahá’í foi fundada na antiga Pérsia, hoje Irã, por Baha’u1llah que viveu entre 1817 a 1892 depois de Cristo. Essa religião de caráter universal existe em quase todos os países do mundo e seus principais ensinamentos são: a paz, a justiça, a cooperação mútua, a unicidade de Deus, da humanidade, de todas as religiões e culturas.

Hinduísmo – é a mais antiga religião organizada viva no mundo, surgiu na Índia, alguns pesquisadores datam a época do seu surgimento entre 2000 e 1500 antes de Cristo, outros porém, estendem essa data para aproximadamente 4000 anos. O Hinduísmo se dividiu em diversos grupos diferenciados entre si. A essência do seu ensinamento é o aprimoramento e a libertação espiritual.

Taoísmo – é a mais antiga religião da China, inicialmente era um modo de viver ético, e perto do início da era cristã foi organizada como religião. Busca o equilíbrio entre as polaridades, yin/yang, masculino/feminino, noite/dia, cheio/vazio, calor/frio, movimento/repouso, etc. A partir deste princípio procura explicar os fenômenos da vida e do Universo no seu todo.


ATIVIDADES

        1) No  mapa múndi e com a ajuda da professora ou professor localize o continente e o país onde sugiram as religiões cujas informações você leu no texto acima.

            2) Localize o continente e o país onde sugiram algumas destas religiões escrevendo o nome do país e da religião.




AS RELIGIÕES E A PRÁTICA DO BEM               
                      Borres Guilouski

Muitas religiões ensinam as pessoas a praticar o bem, promover a caridade e a solidariedade.
Caridade significa doar-se pelos outros sem esperar nada em troca. A caridade é a prática do amor ao próximo.
Há religiões que incentivam as pessoas à prática desse amor, ajudando os necessitados, os enfermos e todos que passam por alguma dificuldade material ou espiritual.
Vivenciando a caridade as pessoas estão demonstrando afeto e compaixão umas pelas outras e por todos os outros seres da natureza.
Solidariedade significa compartilhar o sofrimento ou a necessidade do outro, significa também apoiar e defender alguém ou ainda dispor-se a diminuir, suavizar ou resolver o problema ou a dificuldade pela qual alguém está passando.
A caridade e a solidariedade andam juntas. São valores que podem aproximar as pessoas de diferentes religiões, igrejas e filosofias de vida.

ATIVIDADES

Crie uma história em quadrinhos ou registre uma que você conhece, na qual pessoas de diferentes religiões ou igrejas, juntas praticam a caridade e a solidariedade. Depois apresente a sua produção aos colegas.


MULHER

Borres Guilouski
        
MULHER, O SAGRADO ESTÁ EM VOCÊ
ESTÁ EM SEU SORRISO
EM SEU TERNO OLHAR
EM SEU COLO ACOLHEDOR
EM SEU JEITO DE SER
E NA FORÇA DO SEU AMAR

MULHER MÃE, AVÓ, IRMÃ E AMIGA
SEJA QUEM FOR
NEGRA, BRANCA OU INDÍGENA
VOCÊ TEM UM GRANDE VALOR
VOCÊ É BELEZA PURA!
AJUDE A MUDAR O MUNDO
COM SUA INTELIGÊNCIA E TERNURA




ATIVIDADES


1) Depois da leitura do texto comente com os colegas sobre o que você entendeu.

2) Copie o texto em seu caderno e ilustre-o com desenhos.

4) Escreva uma lista de nomes de mulheres conhecidas na comunidade que realizam trabalhos significativos nas igrejas, nas escolas, nos hospitais, nas artes, na política e em outros setores da sociedade. Escreva  uma frase sobre cada pessoa pesquisada.

5) Com recortes de gravuras de revistas e jornais usados confeccione em equipe cartazes que ilustrem mulheres atuando na família, na religião, na política e em outras áreas. Faça uma exposição dos cartazes em um varal didático.

6) Faça uma entrevista com uma mulher de sua família. Anote seu nome, idade, profissão, e pergunte a ela o que acha das pessoas seguirem ou não uma religião.
Depois traga sua entrevista e compartilhe com os colegas.

7) Faça em seu caderno um relatório da entrevista  colocando  sua opinião sobre o trabalho realizado.


O SAGRADO FEMININO

Diná Raquel D. da Costa


A missão da mulher neste mundo
É cuidar, orientar, harmonizar
Tendo em sua mente e coração
O sonho e a força do amar.

Preste atenção amiguinho
Seja você menina ou menino
Juntos podemos resgatar
O sagrado feminino!

O sagrado feminino é uma força
Que ao masculino unida
Renova toda a natureza
E dá continuidade a vida

A mulher tem uma função
Em cada tradição religiosa
Seja pastora, benzedeira, bispa ou freira
É sempre uma missão grandiosa


ATIVIDADES


1) Leia o texto acima e reflita com os colegas, depois responda:

a) Qual é a missão da mulher neste mundo?
b) O que a mulher deve ter em sua mente e coração?

2) Copie a estrofe da poesia que explica o que é o sagrado feminino.

3) Marque a resposta certa:

Em cada tradição religiosa a função da mulher pode ser
:
(  ) médica, professora, diarista ou manicure.
(  ) pastora, benzedeira, bispa ou freira.

4) Em muitas Tradições Religiosas as mulheres exercem papéis importantes, como pastora, bispa, freira, mãe-de-santo, xamã, diaconisa, benzedeira, etc. Você conhece alguma mulher que exerça uma dessas funções? Quem é ela? Faça uma pesquisa ou entrevista para obter dados sobre a vida dessa mulher. Depois, a partir desses dados crie um álbum com desenhos e legendas. Socialize o seu álbum com colegas de outras turmas.

5) A história nos conta de mulheres que por sua postura frente a injustiças sociais, foram perseguidas e até mortas. Dos nomes citados abaixo, escolha um, faça uma pesquisa e conte aos colegas o que você descobriu dessa pessoa: Madre Teresa de Calcutá, Zilda Arns ou outra.


OS SÍMBOLOS RELIGIOSOS

Borres Guilouski


Os símbolos religiosos são linguagens que comunicam idéias sobre o sagrado.
Um símbolo religioso pode ser uma imagem ou estátua, um livro, um gesto, uma vestimenta, um alimento, uma elemento da natureza como a água, o fogo, uma árvore, uma flor, um animal, uma ave, entre outros.   
O símbolo religioso pode representar uma época, ou uma pessoa importante considerada exemplo de vida para seguidores de uma determinada religião.
As pessoas usam diversos recursos para construir os símbolos: desenhos, pinturas, esculturas, etc.

CONHEÇA O SIGNIFICADO DESTES SÍMBOLOS RELIGIOSOS
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A pomba é o símbolo da paz, e para muitos cristãos é o símbolo do Espírito Santo.
         O sol pode ser o símbolo do poder da vida para algumas tradições religiosas nativas.
Na Umbanda, uma das tradições religiosas afro-brasileiras, a chave é usada para representar a abertura dos caminhos da felicidade.
As flores usadas nas cerimônias religiosas de muitas tradições podem representar diferentes significados: amor, gratidão, devoção, homenagem, etc.
O som do sino pode representar o chamado para a prece e adoração para alguns grupos cristãos, a sabedoria de Buda para os budistas.
Entre muitos outros significados a vela simboliza para algumas religiões a fé no Transcendente, a luz do conhecimento. Acender uma vela pode representar para algumas pessoas o pedido de uma bênção ou pagamento de uma promessa.
Para muitas pessoas os símbolos religiosos trazem o sentimento de ligação com o sagrado.

ATIVIDADES

            1) Com massa de modelar ou argila represente alguns símbolos religiosos. Escreva uma legenda explicativa descrevendo o significado dos mesmos e a religião que os utiliza.

2) Depois faça uma exposição dos seus trabalhos na escola para socializar o seu conhecimento.



ALGUNS SÍMBOLOS E SEUS SIGNIFICADOS

  Emerli Schlögl

Um símbolo é uma imagem ou um objeto que nos faz lembrar e pensar em pessoas, em acontecimentos, em ensinamentos, em tempos diferentes...
Quando você se deita para dormir e antes de apagar a luz olha para um canto de seu quarto e vê sua mala, ela, naquele momento, lhe faz lembrar da escola, dos colegas, da professora ou professor e tantas outras coisas que fazem parte de sua vida como aluno. Tudo isto acontece porque sua mala se torna para você, um símbolo que lembra a escola.
Outro exemplo: Quando você vê um prato, logo lembra da comida, talvez de seus pratos preferidos, talvez se lembre da pessoa que cozinha para você, tudo isto porque o prato se tornou um símbolo da comida, ele lhe trouxe lembranças.
Os símbolos podem ter significados religiosos ou não religiosos.
Conforme cada tradição religiosa um símbolo pode apresentar uma variação de significados. O sino, por exemplo, na tradição católica representa o chamado para a prece e adoração, na tradição budista representa a sabedoria de Buda.

ATIVIDADES

1) Responda de acordo com o texto:

a) O que é um símbolo?
b) A mala que o texto se refere é um símbolo religioso? Justifique.
c) O que o sino pode representar no Catolicismo e no Budismo?

2) Desenhe no seu caderno alguns símbolos religiosos que você conhece e depois converse sobre o significado deles com os colegas.

3) Crie um texto descrevendo o significado destes símbolos.


ESPAÇOS SAGRADOS DA COMUNIDADE

                                                                                                                            Serrob

Os espaços sagrados são locais destinados às práticas religiosas, às reuniões de culto e de ensino, onde as pessoas podem vivenciar de forma individual e coletiva a sua fé e relação com o sagrado.
 São alguns exemplos de espaços sagrados: a casa de reza em algumas tradições indígenas, o terreiro do Candomblé, a sinagoga do Judaísmo, a mesquita do Islamismo, o templo da Fé Bahá’í, a catedral da Igreja Católica, os templos das Igrejas Evangélicas, o salão do Reino dos seguidores Testemunhas de Jeová, e muitos outros.


ATIVIDADES


1) O que são espaços sagrados?

2) Destaque do texto os exemplos de espaços sagrados.

3) Em seu caderno, cole uma foto ou desenhe um espaço sagrado existente em sua comunidade.

4) Faça uma pesquisa para saber como é organizado este espaço, a partir das informações escreva um texto e depois socialize-o lendo para os colegas.

5) No caminho que  faz de casa para a escola você passa por alguma comunidade religiosa? Se afirmativo, escreva o nome dela.

6) Que tal fazer o mapa de seu trajeto e localizar as comunidades religiosas por onde você passa?

7) Escolha uma comunidade religiosa de sua cidade e junto com alguns colegas faça uma maquete bem legal deste espaço sagrado. Depois vocês podem fazer uma bonita exposição com os trabalhos realizados.















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